Como Fazer O Cliente Pagar Em Dia

por | 7 abr 2023 | Vendas

Pagar em dia é o mínimo que o cliente deveria fazer, mas a gente sabe que nem sempre é assim que funciona. Eu mesmo já precisei de algumas poucas intervenções de um juiz para poder receber o pagamento que por direito me pertencia. Quando os clientes não pagam suas contas em dia, isso pode causar sérios problemas financeiros e prejudicar a saúde financeira da empresa.

Além disso, o tempo e o esforço gastos para cobrar o cliente podem prejudicar a eficiência dos processos internos da empresa e afetar negativamente o negócio. Por isso quero trazer para você algumas estratégias que uso aqui e que têm se mostrado bastante eficaz para me ajudar a evitar atrasos no recebimento de pagamentos.

Estabeleça expectativas claras

A comunicação clara com o cliente é fundamental para evitar atrasos nos pagamentos. É importante que as empresas estabeleçam expectativas claras com seus clientes desde o início do relacionamento comercial. Isso pode ser feito por meio de um acordo de pagamento ou de um contrato de serviços.

Nunca conte com bom senso, pois o dia em que ele não funcionar, você não poderá fazer nada para resolver essa questão de forma rápida.

O acordo de pagamento é um documento que estabelece os termos de pagamento para um projeto específico. Ele pode incluir informações como prazo de pagamento, método de pagamento e taxas adicionais em caso de atraso no pagamento. Já o contrato de serviços é um documento mais abrangente que estabelece os termos de pagamento para toda a relação comercial entre a empresa e o cliente, como os demais deveres e direitos de ambos os lados.

Ofereça opções para fazer o cliente pagar

Outra maneira de garantir que os clientes paguem em dia é oferecendo várias opções de pagamento. Os clientes podem ter preferências diferentes quando se trata de métodos de pagamento, além do fato de que ajustes operacionais podem ocorrer ao longo do trajeto de vocês. Portanto, oferecer várias opções pode tornar mais fácil para eles realizarem o pagamento.

Algumas das opções de pagamento que podem ser oferecidas incluem cartão de crédito ou débito, transferência bancária, PIX ou serviços de assinatura, que a gente usa muito aqui na agência. Considerar a implementação de um sistema de pagamento online sempre facilita o processo de pagamento para os clientes.

Automatize o processo de cobrança

A automação pode ser uma excelente maneira de garantir que as empresas recebam pagamentos em dia. Um sistema de cobrança automática pode ser implementado para enviar lembretes de pagamento automaticamente para os clientes quando uma fatura estiver vencida. Isso pode ajudar a garantir que os clientes não esqueçam de pagar suas dívidas e que as empresas recebam seus pagamentos em dia.

Seja proativo para fazer o cliente pagar a dívida

As empresas devem ser proativas na gestão de suas contas a receber. Isso inclui monitorar regularmente as faturas pendentes e enviar lembretes de pagamento aos clientes que não pagaram no prazo estabelecido. As empresas também podem considerar a implementação de estratégias de cobrança para lidar com clientes que estão atrasados.

O processo de cobrança deve ser gerenciado com cuidado para garantir que os clientes sejam lembrados de seus pagamentos em atraso adequadamente, de forma não invasiva ou agressiva.

Algumas empresas optam por enviar um lembrete por e-mail ou mensagem de texto, enquanto outras podem optar por ligar diretamente para o cliente para lembrá-los de sua dívida.

Além disso, as empresas devem estar preparadas para tomar medidas mais drásticas em caso de necessidade, como contratar um serviço de cobrança de dívidas ou tomar medidas legais se o cliente se recusar a pagar em dia. É importante que as empresas saibam como lidar com essas situações para evitar quaisquer consequências financeiras adversas.

Mantenha um relacionamento positivo com o cliente

Manter um relacionamento positivo com o cliente é fundamental para garantir que os pagamentos sejam efetuados em dia. As empresas devem se comunicar regularmente com seus clientes para garantir que estejam satisfeitos com os serviços e que não tenham problemas com as faturas ou pagamentos.

Se um cliente está tendo dificuldades financeiras, as empresas podem considerar oferecer um plano de pagamento flexível ou até mesmo uma redução de taxa em uma base caso a caso. Isso pode ajudar a manter um relacionamento positivo com o cliente e garantir que a empresa receba seus pagamentos em dia.

Bom atendimento geralmente basta para fazer o cliente pagar em dia

Receber pagamentos em dia é crucial para a saúde financeira de qualquer empresa. Ao seguir essas estratégias, acredito que você possa minimizar os riscos de atrasos nos pagamentos, melhorar a eficiência de seus processos internos e garantir a saúde da sua empresa.

Sobre O Autor

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Lucas Rodrigues

Estrategista de vendas e marketing certificado pelo Google desde 2014. Especialista em vendas de produtos de alto valor agregado, estratégias de marca e retenção de clientes.