Quais As Diferenças Entre Tráfego Pago E Orgânico?

por | 2 mar 2022 | SEO, Tráfego Pago, Vendas

À medida que a necessidade de investir em publicidade aumenta no Brasil, tanto os anúncios de busca paga quanto os de busca orgânica crescem. O marketing digital é um assunto complexo, que engloba várias questões, mas neste artigo eu vou focar apenas na geração de tráfego, seja ele pago (SEM) ou orgânico (SEO).

Tráfego Pago e Tráfego Orgânico são duas estratégias de publicidade muito diferentes mas que eu vou te explicar de forma bem simples de entender.

Tráfego Pago são campanhas de marketing que tem como objetivo levar consumidores para executar ações específicas, de forma muito rápida.

Tráfego Pago

Tráfego Pago são campanhas de marketing que tem como objetivo levar consumidores para executar ações específicas, de forma muito rápida, sejam digital ou física, atingindo uma quantidade enorme de pessoas num período de tempo muito curto, de acordo com a estratégia adotada.

Essa estratégia requer um investimento direto na veiculação dos anúncios, sejam eles mídias físicas ou mídias digitais, como panfletagem, outdoor ou Facebook Ads, por exemplo.

Outra forma excelente de mídia baseada na forma como o usuário busca por informação é investir nos anúncios do Google Ads, colocando sua empresa no topo das pesquisas do Google em poucos dias, assim como os “links patrocinados” das Mídias Sociais, que tem um enorme potencial de alcançar consumidores mesmo quando eles não estão exatamente buscando pelo tipo de produto ou serviço que sua empresa oferece.

Toda vez que você abre seu navegador para pesquisar por alguma coisa no Google o site lhe retorna com páginas relevantes de acordo com a sua pesquisa. Isso é Tráfego Orgânico.

Tráfego Orgânico

Toda vez que você abre seu navegador para pesquisar por alguma coisa no Google o site lhe retorna com páginas relevantes de acordo com a sua pesquisa. Isso é Tráfego Orgânico.

Embora eu esteja focando em tráfego orgânico para veículos digitais, saiba que muitos desses conceitos, tanto do pago quanto do orgânico, também são aplicados aos veículos físicos. Até a indicação “boca-a-boca” pode gerar tráfego orgânico.

Eu realmente não posso explicar em detalhes como o algoritmo funciona, mas basicamente ele analisa uma variedade de fatores relacionados com sua busca, incluindo se o site é ou não otimizado para uma boa navegação, se o conteúdo é bom o suficiente, se segue uma boa prática de SEO, dentre outras coisas.

Ao contrário do Tráfego Pago, o orgânico focado em SEO não requer o investimento em veiculação e distribuição de mídia, mas como característica, essa estratégia tem um tempo muito maior para que sua empresa possa sentir os benefícios.

O grande benefício dessa estratégia de marketing digital é a possibilidade de aumentar o reconhecimento e alcance da sua marca com conteúdos de qualidade e um maior potencial de atrair consumidores (leads).

Até a indicação “boca-a-boca” pode gerar tráfego orgânico.

Principais Diferenças Entre Tráfego Pago E Orgânico

O trabalho estratégico para gerar tráfego orgânico é focado na melhora do posicionamento do seu site no Google, no Tráfego Pago a sua empresa paga diretamente para aparecer. Quanto mais paga, mais aparece, colocando de forma simplificada, embora haja inúmeros fatores envolvidos nessa afirmação.

Você já deve ter percebido que as duas estratégias de marketing tem como finalidade conseguir leads para eventualmente, fechar uma venda. Mas o Tráfego Pago tem mais chances de conversão com um ciclo muito menor, dependendo do perfil de público da campanha.

Por outro lado, o Tráfego Orgânico tem objetivos mais amplos, pois além de gerar tráfego, aumentar a autoridade da sua marca no Google e na percepção do público, ele também consegue de forma mais eficaz transformar leads mais frios em leads mais quentes. Bom mesmo é adotar ambas as estratégias e escalonar o resultado!

Vantagens E Desvantagens

Agora que você sabe as diferenças básicas entre ambos, vou levantar algumas considerações positivas e negativas sobre Tráfego Pago e Tráfego Orgânico.

Vantagens Do Tráfego Pago

  • Resultados rápidos
  • Aumento do tráfego de público relevante para a sua página
  • Reconhecimento de marca
  • Aumento das vendas em seu site, na sua loja virtual ou loja física
  • Maior geração de leads

Desvantagens Do Tráfego Pago

  • Requer orçamento para veiculação e distribuição
  • O desempenho e alcance das campanhas são proporcionais ao investimento
  • A estratégia influencia diretamente no custo por resultado da campanhas

Vantagens Do Tráfego Orgânico

Desvantagens Do Tráfego Orgânico

  • Requer um planejamento e execução mais longos
  • Os resultados geralmente são a médio-longo prazo
  • Requer profissionais especializados em SEO para que o resultado aconteça

Conclusão

O que a gente precisa ter claro é que essa relação entre o pago e o orgânico é que eles podem sim, ser estratégias isoladas dentro do planejamento de marketing da sua empresa, mas têm um potencial incrivelmente maior quando trabalham em conjunto.Gostaria de investir em estratégias de alto desempenho para começar a vender mais em menos tempo? Fale com um de nossos especialistas! Nós podemos elaborar estratégias sólidas e extremamente eficazes para gerar muito mais leads para seu time comercial ou vendas diretas em seu e-commerce.

Sobre O Autor

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Lucas Rodrigues

Estrategista de vendas e marketing certificado pelo Google desde 2014. Especialista em vendas de produtos de alto valor agregado, estratégias de marca e retenção de clientes.