A captação de Contatos com potencial chance de se Converter em compradores é, obviamente, um dos maiores objetivos de toda empresa. Afinal de contas, a matemática tem que fechar ao final do mês. No Marketing Digital, há várias formas de trabalhar para atingir esse resultado, variando de acordo com o segmento da empresa em questão.
A partir da Captura desse contato a empresa precisa trabalhar na qualificação dele por meio da alimentação desse Lead com conteúdo relevante, antecipando o momento de compra desse contato.
De todo modo, tão importante quanto qualificar um potencial comprador é saber identificar os possíveis contatos que não se enquadram no perfil de público da sua empresa, com quase nenhuma chance de se tornarem clientes, não compensando assim, todo o trabalho que seria investido na qualificação desse Lead.
Defina Uma Estratégia Para Geração De Leads
Planejamento é indispensável para qualquer empresa que deseja crescer e quando o assunto é Marketing obviamente não é nem um pouco diferente. Ao iniciar uma campanha de geração de Contatos é necessário definir com a maior precisão possível o seu objetivo e a estratégia mais adequada para atrair a atenção do perfil de público desejado.
Em primeiro lugar, ter uma noção plena do número de leads qualificados que a sua campanha precisa para atingir o número de conversões mínimas desejadas. Para isso é necessário ter respostas para questões como:
- Quantidade mínima de vendas mensais que devem ser geradas
- Quantidade ideal de vendas mensais que devem ser geradas
- Desempenho da equipe de vendas em converter Contatos em compradores
Com esses números fica mais fácil saber qual a taxa de conversão da empresa, qual o custo de aquisição para cada contato, qual o custo de conversão do contato frio para um qualificado e assim poder ter uma noção mais ampla sobre o tamanho do investimento necessário para atingir o objetivo.
A segunda etapa é alinhar a estratégia da equipe de marketing com a estratégia da equipe de vendas, para que o número de Leads “errados” seja minimizado, trazendo mais eficiência para a campanha, de modo geral. Para otimizar o alinhamento dessas estratégias é necessário que ambas as equipes mantenham o contato constante, onde uma estará sempre atualizando a outra sobre o andamento do trabalho que está sendo executado para assegurar que a equipe de vendas esteja recebendo adequadamente Leads que correspondam ao perfil desejado.
Formas Eficazes para a Captura de Contatos
Hoje em dia, E-books são uma das melhores estratégias para a captura de Leads com o potencial adequado, pelo fato do potencial de viralização que essa modalidade de Marketing tem agregada nas Mídias Sociais, Youtube e no Google, de forma geral. Mas essa estratégia não necessariamente funciona para todos os segmentos. Há ainda outras formas muito eficazes para atrair a atenção do seu público e gerar leads mais qualificados para seu time de vendas.
Webinars
Uma apresentação online, num formato semelhante a uma palestra digital, geralmente ao vivo, conectando o palestrante que representa a empresa com o público que assiste. Um grande ponto positivo dos webinars é o calor humano que ele trás pelo fato de haver um rosto na linha de frente, o que aumenta a empatia e identificação do público com o produto que está sendo ofertado agregando ainda mais valor para a sua marca.
Produtos Gratuitos
Alguns tipos de produtos podem ser oferecidos de forma gratuita em uma página da captura, podendo ser e-books, planilhas para finalidades diversas, conteúdo educativo para pais, professores e várias outras opções que eu poderia mencionar aqui. O objetivo principal é fornecer sem custo um produto que, embora tenha um valor monetário pequeno para a empresa que entrega, tem um valor informativo alto para o público que recebe.
É uma questão de reciprocidade, onde de um lado a sua empresa entrega valor com algo relevante a um público com uma maior propensão a adquirir algum de seus produtos e em troca, o público entrega algo que ele tem e que representa muito valor para sua empresa: Suas informações de contato.
Nutrição Com Informação Relevante
Essa é uma estratégia bem simples e talvez a mais barata, inclusive, para aumentar a captação de Leads e esquentá-los em compradores em potencial, além de trabalhar o reconhecimento de marca e a fidelização do cliente. O objetivo é manter um contato constante por e-mail, além de abrir mais um canal de comunicação direto com o Lead, atualizando esse contato frequentemente com informações relevantes relacionadas diretamente ou indiretamente com o produto ou serviço que sua empresa oferece, além de eventualmente promover ofertas e descontos.
Conclusão
A geração de novos contatos constantes e alimentação dos Leads já existentes é uma estratégia de extrema importância para que as empresas continuem crescendo de maneira sólida. Manter em sintonia as equipes de Marketing e vendas é fundamental para garantir que uma possa atrair com mais assertividade e a outra possa concretizar vendas com um maior desempenho, fechando gargalos de desperdício de verba publicitária e aumentando a lucratividade da empresa.Espero que, de alguma forma, este artigo tenha servido para lhe esclarecer sobre alguns pontos e poder contribuir para o crescimento da sua empresa. Espero também que você coloque o aprendizado em prática o quanto antes, mas se ainda assim achar que gerar Leads é uma tarefa muito complicada ou se simplesmente está com tempo reduzido para se dedicar e precisa de um especialista para ajudar a melhorar as conversões de sua empresa, fale com a gente. Podemos criar um planejamento personalizado para a forma com que sua empresa trabalha, aumentando consideravelmente suas conversões em vendas.