Se você está aqui, provavelmente o seu modelo de negócios vende para o público da terceira idade, seja direta ou indiretamente. De fato, o público idoso representa uma parcela importante dos consumidores e, na minha opinião, tem sido frequentemente negligenciado.
Segundo o IBGE, em 2021, a população idosa no Brasil representa cerca de 14,7% da população total, um número que deve aumentar nos próximos anos.
Tendo esse dado em mente, é óbvio que precisamos de estratégias de marketing específicas para vender para o público idoso, incluindo suas características, adaptação de produtos e serviços, e principalmente um treinamento adequado da equipe de vendas.
Foque no marketing para idosos
Marketing para o público da terceira idade requer estratégias diferentes das usadas para outros grupos de consumidores. Como esse grupo tende a ter uma renda fixa e aposentadoria, é importante oferecer produtos e serviços que sejam acessíveis e seguros.
Para atender a essas necessidades, é fundamental que as empresas entendam as características desse público, adaptem seus produtos e serviços e treinem suas equipes de vendas para lidar com eles de maneira respeitosa e atenciosa. Além disso, a venda online não deve ser descartada para atingir essa faixa etária.
Características do público
O público idoso é composto por pessoas com mais de 60 anos. Esse grupo tende a ter preferências de compra diferentes das de outros grupos de consumidores. Eles valorizam produtos e serviços que sejam fáceis de usar, seguros e confortáveis.
Além disso, eles também tendem a ter dificuldades e desafios específicos, como problemas de audição, visão e mobilidade. Buscar um atendimento humanizado e cuja premissa seja fornecer uma melhor experiência para a terceira idade é o passo inicial para vender para idosos.
Estratégias de atração para a terceira idade
Para atrair e vender para o público idoso, é importante usar estratégias de marketing que sejam adaptadas a essa faixa etária. Para facilitar a compreensão, listei e descrevi brevemente as principais, ainda que eu já tenha mencionado algumas acima.
Comunicação simplificada
O público idoso tende a preferir uma comunicação clara e simples, sem jargões técnicos ou linguagem complicada.
Enfatizar os benefícios
Em vez de destacar as características do produto, é importante destacar os benefícios que ele oferece ao consumidor idoso, como segurança, conforto e facilidade de uso. Lembrando que os benefícios sempre são em relação ao indivíduo, uma vez que generalizar o atendimento pode ser um erro fatal.
Utilize de imagens e cores para vender para idosos
As imagens devem ser claras e bem ilustradas, e as cores devem ser fáceis de distinguir, especialmente para aqueles com problemas de visão. Aqui o objetivo principal é assegurar a plena compreensão do cliente sobre o seu produto ou serviço.
Mídias sociais específicas
O público idoso tende a usar menos mídias sociais do que outros grupos de consumidores, mas ainda é importante estar presente nessas plataformas, como Facebook.
Treinamento da equipe de vendas
Treinar equipes de vendas para lidar com o público idoso é uma tarefa desafiadora, mas extremamente importante. Esse perfil de cliente geralmente tem necessidades, expectativas e motivações diferentes do que um público mais jovem.
Uma boa formação para equipes de vendas lhes permitirá entender melhor as necessidades do público idoso e fornecer-lhes o serviço adequado.
A equipe de vendas deve ser capaz de se comunicar com o público idoso do jeito que ele mesmo se comunica com familiares e amigos, sempre considerando suas necessidades e limitações.
É possível vender para idosos na internet, sim!
As vendas online podem ser uma boa opção para atender um determinado perfil do público idoso, especialmente aqueles com mobilidade limitada ou que sejam mais atualizados com o mundo digital e também preferem fazer compras sem sair de casa. Considere alguns dos itens abaixo para facilitar a vida do seu público.
Usabilidade do site
Seu site deve ser fácil de usar e acessível para pessoas com problemas de visão ou mobilidade. Isso pode incluir fontes grandes, recursos de zoom e uma incrível clareza de informações, por exemplo.
Suporte técnico fácil
É importante ter suporte técnico disponível para ajudar os clientes idosos que possam ter dificuldades técnicas ou tirar dúvidas, seja online ou por telefone. Tenha sempre uma linha de comunicação disponível para um atendimento rápido. Geralmente, o WhatsApp cumpre muito bem essa função.
Paciência e bom senso são indispensáveis
Colocar sua empresa no topo do segmento nunca será uma tarefa fácil, mas fugir aos desafios é estar fadado a mediocridade. Vendas, de modo geral, necessitam muita paciência, mas o público idoso requer um carinho especial.
Esteja sempre aberto a aprender e se adaptar a forma de consumo dos seus clientes. Se você quer trazer para a sua empresa estratégias de marketing capazes expandir seus negócios e colocar sua empresa na frente de todos os concorrentes, fale com nosso especialista e saiba como fazemos para atrair muito mais clientes para que você venda muito mais!