De modo geral, o que as empresas querem é vender, o que faz todo o sentido, desde que essa não seja a única preocupação. Mas o aumento das vendas na loja física está muitas vezes relacionado com o trabalho em Marketing Digital, não só apenas nas Redes Sociais. Essa relação entre vendas e Internet faz todo sentido quando consideramos as ferramentas disponíveis, o amplo e veloz alcance da Internet e as várias maneiras de fazer com que sua empresa apareça no Google com muito mais frequência.
Outra tendência digital que não para de crescer são as Lojas Virtuais, também conhecidas como E-Commerce. A facilidade que o consumidor tem para realizar uma compra pela Internet com alguns cliques, sem sequer precisar sair de casa é uma das grandes vantagens que sua empresa pode explorar, mesmo que seu negócio seja local, utilizando o Marketing Digital para se conectar com possíveis clientes através das Mídias Sociais e também utilizar anúncios para Aparecer No Google e atrair clientes direto para a sua Loja Física.
Redes Sociais E Vendas Em Loja Física
Estudos realizados pelo Facebook mostram que pouco mais de 50% dos usuários utilizam as suas Redes Sociais para acompanhar suas marcas favoritas, interagindo com a página, curtindo publicações e, eventualmente, comprando na Loja Física. Não é atoa que a expressão “Se algo não está na internet é porque não existe” tem se tornado cada vez mais uma verdade absoluta.
O consumidor tende a confiar mais no que ele pode ver no Google. Acredito que você vá concordar comigo quando eu digo que, se a gente busca na internet por uma marca e não encontra um website, páginas nas Redes Sociais, canal no Youtube ou até mesmo no mapa do Google, isso é, no mínimo, esquisito. Estar ausente na internet não passa muita confiança para os consumidores, hoje em dia.
Marcar uma presença constante e relevante na internet é indispensável na estratégia para vender em loja física. Um trabalho de marketing digital adequado funciona tão bem para grandes negócios como para empresas de menor porte, que aspiram um crescimento exponencial em alguns anos.
Atraia No Digital E Venda No Físico
Existem diversas maneiras de atrair o cliente, obviamente. Até mesmo porque existem diversos perfis de cliente, mesmo considerando um mesmo tipo de produto. Quando falamos em estratégias de Marketing Digital para aumentar as vendas em lojas físicas, há algumas maneiras básicas de construir a relevância de sua marca, bem como promover um maior engajamento.
Blog
Estratégia antiga e extremamente eficaz nos dias atuais. Se você já pesquisou sobre como fazer algo e clicou em algum link sugerido pelo Google, tenho 95% de chance de acertar ao afirmar que você “caiu” num Blog. Inclusive, você está nesse momento num blog, caso não tenha reparado. Um blog com conteúdo relevante, que atenda todas as exigência do Google para um melhor posicionamento na busca facilita para que sua marca seja encontrada por um número muito maior de potenciais clientes.
SEO
Mais de 90% dos usuários do Google, ao fazer uma busca, não passam da primeira página de resultados. Grande parte deles, inclusive, nem sequer chegam a rolar a página da metade para baixo. A maioria absurda dos cliques no buscador do Google são feitos nos primeiros resultados da pesquisa, apenas. Esse é o grande motivo pelo qual o SEO e SEM são importantes para uma maior relevância.
Tráfego Pago
Anúncios pagos definitivamente são a forma mais rápida de trazer notoriedade para a sua marca. Um dos grandes benefícios dos anúncios pagos é a segmentação do público alvo, fazendo com que seu anúncio seja exibido apenas para quem tem maior chance de comprar. Ao atrair a atenção de um possível comprador, você pode induzi-lo a se dirigir a sua loja. É óbvio que o cliente pode executar a compra em sua loja virtual, caso tenha uma, mas alguns perfis de cliente e alguns segmentos de mercado tornam a experiência muito mais completa quando essa interação for física.
Mídias Sociais
Uma presença forte, frequente e relevante nas Redes Sociais pode influenciar muito no aumento das vendas de sua loja física. Além de uma forma de entretenimento, as Mídias Sociais são um dos locais preferidos pelos consumidores para validar a credibilidade de uma marca antes de efetuar compras. Muitos consumidores entram nas Redes Sociais e buscam por marcas de seu interesse, interagindo com publicações, fazendo perguntas, validando opiniões de outros usuários e afins.
Conclusão
Não importa muito se você é um pequeno, médio ou grande empresário, se o seu desejo é aumentar as vendas em sua loja física, o mundo virtual será, de fato, um grande aliado nessa conquista. Ainda que sua loja seja apenas física, com um bom trabalho de Marketing Digital é possível atrair mais consumidores e impulsionar o seu negócio, potencializando seus resultados.
Se gostou desse artigo, compartilhe com seus amigos e nas suas Redes Sociais. Se mesmo depois dessas dicas você acha que colocar em prática seja muito complicado ou simplesmente está com a agenda apertada para colocar em prática, temos sempre um especialista para conversar com você, entender suas reais necessidades e lhe apresentar uma proposta personalizada para o seu negócio. Fale com a gente.