O ser humano é movido por emoções e desejos. É a partir daí que surgem os chamados “gatilhos mentais”, que são técnicas de persuasão utilizadas para influenciar o comportamento de uma pessoa. No mundo do marketing, esses gatilhos são fundamentais para convencer o consumidor a realizar uma compra.
Preparei com bastante empenho um guia completo para que você possa conhecer e aplicá-los ao atender seus clientes, fazendo com que você possa usar gatilhos mentais para vender muito mais.
Gatilho Mental da Escassez
O gatilho da escassez consiste em criar a sensação de que um produto ou serviço é limitado, ou seja, que não estará disponível por muito tempo. Isso gera um senso de urgência e faz com que o consumidor se sinta “pressionado” a decidir rapidamente.
Para utilizar esse gatilho, é preciso mostrar que o produto ou serviço está em falta, ou que os estoques estão acabando. Alguns exemplos que podem ser utilizados são:
- “Últimas unidades disponíveis!”
- “Não perca a chance de ter esse produto exclusivo!”
- “Promoção por tempo limitado!”
Gatilho Mental da Autoridade
O gatilho da autoridade consiste em utilizar a imagem de uma pessoa ou instituição de prestígio para aumentar a credibilidade do produto ou serviço oferecido. Isso faz com que o consumidor se sinta mais seguro em relação à compra.
Para utilizar esse gatilho, é preciso mostrar que o produto ou serviço é recomendado por alguém com autoridade no assunto. Por exemplo:
- “Produto aprovado por especialistas!”
- “Recomendado por profissionais renomados!”
- “Testado e aprovado pelos melhores!”
Gatilho Mental da Prova social
O gatilho da prova social consiste em mostrar que outras pessoas já utilizaram o produto ou serviço e ficaram satisfeitas. Isso gera um senso de confiança e faz com que o consumidor se sinta mais seguro em relação à compra.
Para utilizar esse gatilho, é preciso mostrar depoimentos de clientes satisfeitos ou apresentar números que comprovem a qualidade do produto ou serviço. Alguns exemplos que podem ser utilizados são:
- “Confira o que os nossos clientes estão dizendo!”
- “Mais de 50.000 pessoas já utilizaram esse produto e aprovaram!”
- “Produto com avaliação 05 estrelas!”
Gatilho Mental da Reciprocidade
O gatilho da reciprocidade consiste em oferecer algo gratuitamente ao consumidor, fazendo com que ele se sinta obrigado a retribuir de alguma forma. Isso pode ser utilizado para gerar uma sensação de dívida e, consequentemente, aumentar as chances de venda.
Para utilizar esse gatilho, é preciso oferecer algo de valor gratuitamente e alguns exemplos que podem ser utilizados são:
- “Baixe nosso e-book gratuitamente!”
- “Assista minha aula gratuita e descubra como melhorar a sua vida!”
- “Receba uma consultoria gratuita e descubra como usar gatilhos mentais para vender!”
Gatilho Mental da Novidade
O gatilho da novidade visa despertar a curiosidade do consumidor, mostrando como o produto ou serviço difere e inovador em relação aos outros existentes no mercado. Ao apresentar uma novidade, o consumidor se sente atraído pela ideia de ter acesso a algo único e exclusivo, gerando um interesse inicial na compra.
Para utilizar esse gatilho, é preciso destacar as características exclusivas do produto ou serviço, mostrando como ele se diferencia dos demais concorrentes. Exemplos que enfatizam a novidade podem ser utilizados são:
- “Lançamento inovador no mercado!”
- “Exclusividade que somente a nossa empresa oferece!”
- “A tecnologia mais avançada em câmera de selfie!”
É importante lembrar que, para utilizar esse gatilho efetivamente, é necessário que a novidade apresentada seja realmente relevante para o consumidor. Além disso, é importante enfatizar os benefícios exclusivos que essa novidade traz para o cliente, para que ele se sinta motivado a realizar a compra.
Gatilho Mental da Urgência
O gatilho da urgência consiste em criar um senso de urgência no consumidor, fazendo com que ele sinta que precisa decidir rapidamente. Isso pode ser feito por promoções com tempo limitado ou com estoques limitados.
Para utilizar esse gatilho, é preciso criar um senso de urgência por frases que enfatizem a disponibilidade limitada do produto ou serviço. Algumas frases que podem ser utilizadas são:
- “Não perca essa oportunidade única!”
- “Promoção válida somente até amanhã!”
- “Estoque limitado! Garanta já o seu!”
Gatilho Mental do Compromisso
O gatilho do compromisso consiste em fazer com que o consumidor assuma um compromisso inicial, tornando mais difícil para ele desistir da compra. Para utilizar esse gatilho, é preciso fazer perguntas que levem o consumidor a se comprometer com a compra. Alguns exemplos que podem ser utilizados são:
- “Você gostaria de pagar com PIX ou cartão?”
- “Quando você gostaria de receber o produto?”
- “Você prefere vermelho ou vinho?”
Gatilho Mental da Coerência
O gatilho da coerência é uma ferramenta poderosa que pode ser utilizada em diversas situações, incluindo nas vendas de empresas para empresas. Ao explorar a tendência natural das pessoas em serem coerentes com suas próprias posições, é possível persuadir o cliente a agir a favor de fechar a venda. Alguns exemplos que podem ser utilizados são:
- “Como uma empresa que se preocupa com o meio ambiente, você certamente vai querer escolher um fornecedor que ofereça produtos biodegradáveis.”
- “Você já demonstrou um forte compromisso com a sustentabilidade, então tenho certeza de que ficará satisfeito em saber que nossos produtos são ecologicamente corretos.”
- “Já que você tem um gasto regular de R$1.000 mensais com remédios, você obviamente vai querer reduzir esse gasto pela metade com nosso plano de fidelidade.”
Ao utilizar o gatilho da coerência, você deixa claro para o cliente que faz todo o sentido racional agir de acordo com sua proposta, não deixando brechas para nenhum tipo de objeção.
Mas é ético usar Gatilhos Mentais?
Os gatilhos mentais são ferramentas poderosas de persuasão que podem ajudar a aumentar as vendas de um produto ou serviço. É importante, no entanto, utilizar esses gatilhos de forma ética e responsável, oferecendo aos consumidores produtos e serviços de qualidade.
Ao utilizar os gatilhos adequadamente, é possível convencer o consumidor a realizar uma compra de forma mais eficiente. Lembre-se de sempre colocar o cliente em primeiro lugar e oferecer soluções reais que atendam às suas necessidades e desejos.
Agora que você já sabe como utilizar os gatilhos mentais para vender mais, que tal colocar em prática essas estratégias na sua empresa? Para isso, é importante entender o seu modelo de negócios e aplicar os gatilhos personalizadamente.
Se você está em busca de uma estratégia de marketing eficiente e personalizada para o seu negócio, entre em contato com nossos especialistas. Podemos te ajudar a desenvolver estratégias específicas para o seu modelo de negócios.