Eu me sinto extremamente confortável em afirmar que de cada 10 empresários, 11 desejam aumentar ainda mais as vendas, sejam físicas ou online.
Mas em relação a internet, as empresas em geral abriram completamente os olhos após o desenfreado crescimento do consumo online que a pandemia antecipou, registrando um crescente aumento do fluxo de receita proveniente das vendas online, assim como lojas físicas, que passaram a investir mais em marketing digital.
Apesar de tudo, vale ressaltar, que para acompanhar esse enorme crescimento é necessário construir previamente uma estratégia de marketing consistente, a fim de atingir resultados sólidos e robustos.
Existem muitas formas estratégicas para impulsionar a visibilidade dos produtos e serviços da sua empresa, embora mídias sociais e os buscadores sejam, sem sombra de dúvidas, os mais populares por oferecerem maiores benefícios e atrativos para o público, de forma geral.
Esse meio ambiente virtual é, de fato, extremamente fértil para que empresas aproveitem diversas oportunidades para fechar negócio e gerar um impacto positivo no faturamento.
Mas para atingir esse tão desejado aumento nas vendas é preciso compreender que o mercado tem mudado constantemente e hoje, se relacionar com os clientes da forma adequada no digital pode ser muito mais rentável que tentar atraí-los com preços baixos.
Para se destacar da enxurrada de conteúdo é necessário quebrar padrões e logo em seguida, agregar valor.
Antes De Vender É Necessário Atrair O Cliente
Hoje em dia, as empresas precisam lutar com unhas e dentes pela atenção das pessoas, já que as mídias sociais estão aí para entretê-las de incontáveis formas e por incontáveis horas.
A missão mais difícil durante o processo de atração do público é fazê-los parar de rolar o feed para dar 3 segundinho do precioso tempo para que sua marca prove merecer mais alguns minutos. Para se destacar da enxurrada de conteúdo é necessário quebrar padrões e logo em seguida, agregar valor.
Isso requer um conjunto de ações estratégicas que estejam alinhadas com cada um dos perfis de público a serem atingidos, despertando interesse, criando conexões e engajamento.
Dicas Para Aumentar As Vendas Online
Já deixei acima algumas dicas aqui que contribuem para esse objetivo, mas as que vou mencionar abaixo são ainda mais estratégicas, porém sem entrar num nível de complexidade elevado.
Destaque-se Do Bando
Definitivamente, o consumidor digital não tem tempo, ou pelo menos acredita que não tem, para perder com bobagens, embora tanto eu quanto você sabemos que a maior parte do público digital gasta quase todo o seu precioso tempo fazendo justamente isso.
É necessário que sua empresa saiba aproveitar um momento oportuno para oferecer algo de valor que seja capaz de realmente captar a atenção do cliente para que ele se engaje.
Não meça esforços para produzir conteúdo de qualidade, com uma estratégia clara, alinhada com os propósitos da sua empresa e principalmente, com o perfil e interesse do seu público. Abuse da criatividade e não se esqueça de mensurar regularmente os resultados para uma melhor otimização estratégica.
Mail Marketing Ainda É Eficaz Para Aumentar As Vendas Online
O email marketing direcionado na maioria das vezes é uma ótima maneira de interagir com clientes em potencial, principalmente para lojas virtuais. Para maximizar seu potencial, tenha um plano focado na personalização e segmente ao máximo sua lista de clientes.
Você pode usar o marketing por e-mail para lembrar seus clientes de compromissos futuros, eventos, rastreamento de entrega, ofertas atuais ou incentivar a recuperação de carrinhos abandonados no checkout. Certifique-se de que o conteúdo que você envia seja personalizado para cada destinatário e esteja alinhado com a estratégia que sua empresa necessita.
Reforce A Estratégia Da Sua Mídia Social
Eu sei que você já leu por aí que uma forte presença de marca nas mídias sociais é indispensável para aumentar suas vendas online. Isso nada mais é do que uma grande verdade! Marcas fortes e com opinião formada tendem a atrair mais pessoas que compartilhem dos mesmos pensamentos e estilos.
Caprichar na definição de persona e ter um calendário editorial bem estruturado e com assuntos diferenciados e humanizado fortalecem sua presença digital e tendem a ter melhores resultados na construção de uma comunidade forte e engajada. Mapeie quais redes são mais interessantes e produza conteúdos personalizados para cada uma delas.
O que eu mais vejo por aí são empresas que investem pesado no visual mas mantém o marketing e as vendas em terceiro plano.
Sua Equipe De Vendas Está Preparada De Verdade?
Os colaboradores devem estar alinhados com a visão da empresa para um posicionamento unificado junto ao público. Seus consultores precisam ser constantemente treinados para que as estratégias de marketing tenham uma entrega plena.
O que eu mais vejo por aí são empresas que investem pesado no visual mas mantém o marketing e as vendas em terceiro plano. Aí não tem jeito, né. Vai passar aperto!
O departamento de vendas é o mais importante da empresa, de longe. É ele quem faz o salário de todo mundo ser possível, embora grande parte das empresas negligenciam esse departamento, com o marketing logo em seguida nessa fila.
Anúncios No Google É Quase Uma Obrigação
Uma ótima maneira de aumentar as vendas da sua loja virtual ou website é estar mais presente na vida das pessoas. O Google Ads é uma ótima ferramenta para isso, pois permite que sua empresa se mantenha no topo do Google com anúncios patrocinados, aparecendo com frequência e relevância para consumidores que estejam em momento de compra de um produto ou serviço que sua empresa ofereça.
Uma das vantagens de investir no Google Ads, há várias maneiras diferentes de veicular anúncios, além da possibilidade de testar diferentes formas de anúncios na Rede de Display, Pesquisa, Youtube e outros.
Peça A Opinião De Seus Clientes
Saber ouvir o que os clientes pensam sobre sua empresa e como foi a experiência deles com seus produtos é extremamente útil para uma melhoria contínua, seja do atendimento, seja do marketing. Essa pesquisa quando feita de forma regular te ajuda a enxergar oportunidades de melhoria.
Reserve um tempo para acompanhar o que seu público diz sobre seus desejos, expectativas e também sobre a sua marca. Uma ótima opção é utilizar formulários interativos para a captura dessas informações, onde de forma prática, fluida e rápida o seu público pode te dizer os aspectos positivos e negativos da sua empresa, dentre outras coisas.
Demonstrações de produtos, descontos, avaliações gratuitas e incentivos às interações digitais são excelentes formas de iniciar um relacionamento.
Mantenha Um Relacionamento Aquecido Com O Cliente
Manter a sua base de clientes e público aquecida com a sua presença humanizada constante é tão boa quanto manter uma produção de conteúdo de qualidade.
Demonstrações de produtos, descontos, avaliações gratuitas e incentivos às interações digitais são excelentes formas de iniciar um relacionamento com um público que ainda não é consumidor da sua marca, gerando ainda mais oportunidades para aumentar as suas vendas online.
Invista Pesado Em SEO
Investir para melhorar o posicionamento da sua empresa nos buscadores, principalmente o Google, é uma das melhores formas de colocar sua marca no topo do posicionamento orgânico e eu tenho plena convicção (e experiência profissional) de que isso influencia muito no aumento das vendas online.
Pesquisas do próprio Google relatam que os três primeiros resultados das buscas orgânicas detém 60% dos cliques, considerando todo o volume de pesquisas, sem contar que mais de 70% das empresas bem sucedidas digitalmente no Brasil investem em sólidas estratégias de SEO.
Pessoas realizam buscas diversas o tempo todo no Google e desperdiçar a oportunidade de aparecer para elas é desperdiçar possíveis vendas.
O Rei É O Usuário
A experiência do usuário está diretamente relacionada ao engajamento (ou a falta dele) com sua marca. Dependendo da experiência que sua empresa proporciona de forma geral, independente do veículo, pode ter efeitos positivos ou negativos.
Leve em consideração a experiência que você gostaria de ter com serviços e produtos que você consome e tenha em mente que com seu consumidor não é diferente.
Para uma boa experiência, seus canais devem ser úteis, simples, de uso intuitivo e atrativo o suficiente para despertar desejos e boas emoções.
Não É Fácil, Mas Vale A Pena
Manter uma relevância crescente na internet pode não ser uma tarefa fácil, mas se você se esforçar, tenho certeza de que pode ser extremamente rentável por um longo período de tempo.Mas se você quer economizar tempo e dinheiro, aumentando suas vendas online de forma rápida e sólida, fale com nosso especialista. A gente pode traçar um plano estratégico personalizado para que sua empresa alcance números expressivos em vendas sem que você precise esperar anos.